Atenção!

Esse site é impróprio para menores de 18 anos.

Ediyporn

< voltar

Pós-pornô sud-acá

Laura Milano

A história da pós-pornografia merece contemplar sua reapropriação na América Latina e as torções políticas, estéticas e pornográficas que ocorrem aqui. Os referentes, as temáticas, as bases teóricas queer do pós-pornô europeu estão sendo revistos em nosso continente, a fim de encontrar as expressões pós-pornográficas propriamente latinas, de acordo com os imaginários sexuais a serem conquistados e as reivindicações feministas que ainda não foram alcançadas nessas terras. Olhar para a pós-pornografia latino-americana envolve observar atentamente as novas produções artísticas que trabalham para tornar visíveis as várias expressões da sexualidade que historicamente eram estigmatizadas em nosso continente. Mas implica também uma leitura crítica do problema da hegemonia cultural que permeia tanto o desenvolvimento teórico das academias latino-americanas quanto a produção artística e dos quais nossa pós-pornografia não é alheia: tanto no campo do pensamento crítico como no campo da expressão artística, o caminho sempre foi marcado pelo que foi discutido e produzido nos centros dominantes do mundo. E esse texto é sobre isso, ou pelo menos uma tentativa de aproximação dessa leitura. De qualquer forma, bem-vindos sejam quaisquer dos motivos que nos levem a mergulhar na pós-pornografia produzida no Sul ou – como eu gosto de chamá-la carinhosamente – no pós-pornô sud-acá.

NT: Sudaca, termo que se refere à pessoas nascidas ou coisas feitas em um país da Latino América. Inicialmente era usado pejorativamente, mas nos reapropriamos. Neste título a autora fez um jogo de palavras com acá, em português: aqui. Poderíamos traduzir para sudaca daqui, mas assim perderíamos o sentido e o jogo feito por Laura, então optamos por manter sud-acá.

Pós-pornô latino, filial ou empreendimento?

Mais uma vez reviso os filmes, os textos teóricos, as referências que se dizem necessárias no campo da pós-pornografia e tudo o que seria importante saber para investigar esse tema. Mais uma vez redijo linhas e linhas descrevendo histórias, argumentos e experiências que acontecem em outras terras, bem diferentes das nossas. A ausência de referências regionais e locais é evidente. Mais uma vez, a influência dos países centrais delimita o caminho do que pode ser dito, do que é pensável e da perspectiva do que é observável. Os centros de produção de conhecimento mais legitimados definirão a agenda, inclusive para temáticas sem agenda pública, como a pós-pornografia. A produção de teoria, material audiovisual, fotografia e outras expressões nascidas nos centros de arte e nas academias europeias e americanas serão aquelas que leremos deste lado do mundo e que servirão como material de formação em pós-pornô. E então diremos, sem repetir e sem ‘colar’, que sabemos o que é pós-pornô e que queremos fazê-lo e estudá-lo aqui como acontece naquelas latitudes sem dar muita importância a que – apesar de compartilhar o desgosto contra o sistema heteronormativo e a reivindicação por sexualidades dissidentes – não somos o mesmo.
Surge então a mesma situação paradoxal que constantemente observamos e discutimos em nossas universidades e centros de arte latino-americanos: podemos escapar da influência das produções simbólicas dos países centrais estando na periferia? É possível produzir conhecimento e expressão artística com uma perspectiva inteiramente latino-americana que não olhe mais para a Europa, mas que olhe e pense sobre si mesma? Como evitar a absorção acrítica do pensamento e da arte produzidos fora e extrair daí as ferramentas teóricas e expressivas que nos podem ser úteis para produzir em nosso continente? E para abrir o debate sobre como esse paradoxo se reflete na pós-pornografia, vale pensar nessas perguntas: como se apropriar da pós-pornografia para que seja uma ferramenta potente para erotizar e ativar nosso imaginário sexual e não apenas um dildo colonizador de penetração implacável e invasiva? Como realizar uma produção pós-pornográfica que não seja uma filial do pós-pornô europeu, mas sim, um empreendimento artístico-político com uma perspectiva local-regional?
Sabendo que grande parte da produção pornográfica que consumimos provém de grandes centros de produção, como a Europa ou Estados Unidos, poderíamos cair no mesmo domínio cultural através da pós-pornografia se não pensarmos em uma produção e uma reflexão sobre a mesma. Por esse motivo, é importante problematizar o espaço pós-pornográfico nos níveis local e latino-americano. Esquecer isso nos levaria a consumir o discurso pós-pornográfico anglo-saxão como um mero produto importado, sem refletir criticamente sobre as condições de produção em que foi configurado e as condições de recepção em que é consumido na América Latina.

Situadxs: Artistas e obras pós-pornô sud-acá

A pós-pornografia pensada e realizada na América Latina apresenta certas características que a diferenciam da pós-pornografia europeia. Por um lado, criticam a pornografia e a ordem sexual a partir de histórias que nos permitem recuperar não apenas as expressões estéticas de nossas culturas latino-americanas, mas também nossas recentes histórias políticas. Penso no trabalho artístico de Felipe Rivas San Martín, ativista chileno, teórico e artista que é membro do CUDS. Em seu vídeo Ideología (2011), Felipe se masturba e goza à moda cum-shot na foto de Salvador Allende, enquanto faz uma crítica às condições e mecanismos da produção pornográfica em que o ato só importa para ser registrado e ganha valor pornográfico por meio da ejaculação frente à câmera. O vídeo reúne aspectos biográficos narrados seguindo o ritmo e o tom dos discursos políticos, enquanto a masturbação na frente da câmera é intercalada com imagens importantes da história política do Chile. A ejaculação em primeiro plano na foto do líder socialista chileno reforça o artifício da pornografia e destaca seu efeito ideológico.
O segundo artista que acho interessante mencionar é o mexicano Felipe Osornio – Leche de Virgen Trimegisto. Uma das questões mais potentes em seu trabalho como artista performático é a apresentação do ânus como uma área desejável e como um paradigma para a desterritorialização do prazer. Se a pornografia nos mostra que a sexualidade está focada em nossos órgãos genitais, o desempenho e o trabalho audiovisual de Leche de Virgen Trimegisto nos chamam para erradicar essa verdade construída e mostrar que outras partes possíveis do corpo são zonas erógenas. Outro aspecto interessante sobre a proposta pós-pornô do artista é sua erotização do corpo através do abjeto, da estética escatológica e marcadamente barroca que o distancia do cânone do corpo marcado pela pornografia, como pode ser visto em seu trabalho de performance em vídeo Stupra Purgata (2011).
Por outro lado, a valiosa contribuição que algumas produções pós-pornô latino-americanas estão fazendo em prol da legalização do aborto e pela denúncia da violência de gênero abre a possibilidade de considerar a pós-pornografia como um canal de comunicação e reflexão sobre as reivindicações dos feminismos na região. Nesse sentido, vale destacar o trabalho da artista colombiana Nadia Granados, que, por meio de sua personagem La Fulminante, desenvolve uma arte altamente política e panfletária que quer ir além do que é simplesmente estético e pornográfico. La Fulminante é uma mulher sexualmente provocante, inspirada nas fantasias eróticas construídas pela pornografia. Ele usa a sensualidade de seu corpo e a provocação de seus gestos para a disseminação de ideias libertárias contra a Igreja, o Estado, a corrupção, o poder político e, fundamentalmente, contra o patriarcado. Seu trabalho é uma apropriação pós-pornográfica nítida, baseada no uso de recursos e clichês da pornografia e da sensualidade feminina para transmitir uma mensagem totalmente crítica. Se a pornografia mostra as mulheres como objetos sexuais, La Fulminante assume o papel que lhe foi imposto e o usa para denunciar o sistema ao qual ela se opõe. Além do intenso trabalho como artista performer, La Fulminante possui uma plataforma online onde você pode ver suas produções audiovisuais. Para citar duas obras em que a criminalização do aborto é denunciada, vale mencionar o vídeo Maternidad Obligatoria (2011), no qual ela faz um monólogo diante da câmera sobre a descriminalização do aborto na América Latina, a pobreza e a obrigatoriedade de manter gravidezes acidentais ou indesejadas, enquanto chupa sugestivamente um preservativo cheio de sêmen; e o vídeo Mujeres Reventando Cadenas (2011), na qual ela vai tirando pequenos bonequinhos-bebês de suas meias e os coloca em uma camisinha. Depois ela infla o preservativo com a boca e o explode em mil pedaços.
Outros artistas latino-americanos ou radicados na Latino America que colaboraram na expansão da pós-pornografia em nossa região são Frau Diamanda (Peru), Yla Ronson (Espanha-Argentina), Hija de Perra (Chile), Eli Neira (Chile), Constanza Álvarez Castillo (Chile), Aily Habibi (Colômbia-Argentina), Coletivo COIOTE (Brasil), entre muitos artistas emergentes no campo da arte contemporânea ou ativismo de dissidência sexual. Embora eles não tenham sido apresentados corretamente aqui, recomendo vivamente que abordem o trabalho deles e continuem pesquisando a vasta produção pós-pornográfica que está ocorrendo em nossa região e que eu convido você a descobrir na íntegra.

Do cu do mundo, continuamos pensando

A pós-pornografia produzida em nosso continente não só tem o poder de dar visibilidade aos desejos de sujeitos sexuais sempre marginalizados pela cultura profundamente machista e patriarcal de nossos países, mas também tem o potencial de ser um discurso de denúncia e crítica contra as várias opressões – classe, raça e gênero – que operam nesses assuntos. O pós-pornô pode atuar como um discurso crítico não apenas em relação ao regime heterossexual obrigatório, como colocado por Monique Wittig, mas também como um questionamento de nossa ordem social em todas as suas dimensões, especialmente no que diz respeito às relações de dominação entre os países do centro e os periféricos. Isso é possível? Como você pode evitar ser uma filial do que foi produzido – tempos atrás – em território europeu? A questão está aberta, mas se intuirmos isso: um pós-pornô latino-americano que possa questionar esse paradoxo estabelecido entre o centro e a periferia na questão da produção simbólica e que possa dar a conhecer suas próprias reivindicações em termos de gênero e sexualidade será uma verdadeira experiência subversiva e emancipatória.

Este texto é um trecho do livro USINA POSPORNO. Dissidência sexual, arte e autogestão na pós-pornografia publicada em 2014 (título de Ed.) Na Argentina.
Para ler o livro completo em espanhol, acesse: https://es.scribd.com/document/257788678/Laura-Milano-Usina-posporno

LAURA MILANO. Pesquisadora, docente, comunicadora. Doutoranda em Ciências Sociais (FSOC-UBA). Graduada e Professora de Ciências da Comunicação (FSOC-UBA). Publicou o livro USINA POSPORNO: dissidência sexual, arte e autogestão na pós-pornografia (ed.Título, 2014) e inúmeros artigos em compilações e revistas especializadas. Colaboradora em mídias gráficas e digitais na Argentina para temas relacionados a gêneros, feminismos, sexualidades, cultura alternativa. Ministra seminários e workshops sobre as intersecções entre arte, ativismo e sexualidade. Produz eventos culturais dedicados ao pornô e ao feminismo na cidade de Buenos Aires.

Español:

Posporno sud-acá (fragmento)

La historia de la pospornografía merece contemplar su reapropiación desde América Latina y las torsiones políticas, estéticas, pornográficas que se producen aquí. Los referentes, las temáticas, los sustentos teóricos queer del posporno europeo están siendo revisados desde nuestro continente a fin de encontrar las expresiones pospornográficas propiamente latinas, acordes a los imaginarios sexuales a conquistar y a las reivindicaciones feministas que aún no se han conseguido alcanzar en estas tierras. Poner el ojo en la pospornografía latinoamericana implica observar de cerca las nuevas producciones artísticas que trabajan en pos de visibilizar las diversas expresiones de la sexualidad que históricamente fueron estigmatizadas en nuestro continente. Pero también implica una lectura crítica sobre el problema de la hegemonía cultural que impregna tanto el desarrollo teórico de las academias latinoamericanas como la producción artística y de la cual nuestra pospornografía no es ajena: tanto en el campo del pensamiento crítico como en el de la expresión artística, el camino siempre ha estado marcado por lo que había sido discutido y producido en los centros dominantes del mundo. A ello vamos en este texto, o al menos lo intentaremos. De cualquier modo, bienvenida sea la excusa para sumergirnos en la pospornografia producida en el sur o –como me gusta llamarle cariñosamente- el posporno sud-acá.

Posporno latino ¿sucursal o emprendimiento?

Una vez más reviso las películas, los textos teóricos, las referencias que se dicen obligadas en materia de pospornografía y todo aquello que era necesario saber para investigar este tema. Una vez más completo renglones y renglones describiendo historias, argumentaciones y experiencias que suceden en otras tierras, bien diferentes a las nuestras. La ausencia de referencias regionales y locales se hace evidente. Una vez más la influencia de los países centrales delimita el camino de lo decible, de lo pensable y la perspectiva de lo observable. Los centros de producción de conocimiento más legitimados marcarán la agenda, incluso en los temas de no-agenda pública, como la pospornografía. La producción de teoría, material audiovisual, fotografía y de otras expresiones que nacen en los centros de arte y las academias europeas y estadounidenses serán aquellas que leeremos de este lado del mundo y que servirán como material de formación sobre el posporno. Y entonces diremos, sin repetir y sin soplar, que sabemos qué es el posporno y que queremos hacerlo y estudiarlo aquí tal como sucede en aquellas latitudes sin hacer mucho caso a que –a pesar de compartir el disgusto contra el sistema heteronormativo y la reivindicación de las sexualidades disidentes– no somos lo mismo.
Se plantea entonces la misma situación paradójica que constantemente observamos y discutimos en nuestras universidades y centros de arte latinoamericanos: ¿se puede escapar a la influencia de las producciones simbólicas de los países centrales estando en la periferia? ¿Se puede producir conocimiento y expresión artística con una perspectiva íntegramente latinoamericana que ya no mire a Europa sino que se mire e piense a sí misma? ¿Cómo evitar la absorción acrítica del pensamiento y el arte producido fuera y tomar de aquello las herramientas teóricas y expresivas que puedan sernos útiles para producir desde nuestro continente? Y para abrir el debate de cómo esta paradoja se ve reflejada en la pospornografía, vale pensar sobre estas preguntas: ¿cómo apropiarse del posporno para que sea una herramienta potente para erotizar y activar nuestro imaginario sexual y no un simple dildo colonizante de penetración implacable e invasiva? ¿Cómo llevar adelante una producción pospornográfica que no sea sucursal del posporno europeo sino un emprendimiento artístico-político con una mirada local-regional?
A sabiendas de que gran parte de la producción pornográfica que consumimos viene de los grandes centros de producción, como Europa o Estados Unidos, podríamos caer en la misma dominación cultural a través de la pospornografía si no pensamos una producción y una reflexión sobre la misma. Por ello, es importante problematizar el espacio de la pospornografía a nivel local y latinoamericano. Olvidar esto nos llevaría a consumir el discurso pospornográfico anglosajón como un mero producto de importación, sin tener una reflexión crítica sobre las condiciones de producción en las que fue configurado y las condiciones de recepción en las que es consumido en América Latina.

Situadxs: Artistas y obras posporno sud-aca

La pospornografía pensada y realizada desde América Latina presenta ciertas características que la diferencian de la pospornografía europea. Por una parte, realizan una crítica al porno y al orden sexual desde relatos que permiten recuperar no sólo las expresiones estéticas de nuestras culturas latinoamericanas, sino también nuestras historias políticas recientes. Pienso en el trabajo artístico de Felipe Rivas San Martín, activista, teórico y artista chileno integrante de la CUDS. En su video Ideología (2011), Felipe se masturba y acaba al modo cum-shot sobre la foto de Salvador Allende, al tiempo que produce una crítica a las condiciones y mecanismos de producción pornográfica en la que el acto sólo importa para ser registrado y toma valor pornográfico en la eyaculación frente a cámara. El video reúne aspectos biográficos que son narrados siguiendo el ritmo y el tono de los discursos políticos, mientras la masturbación frente a cámara se intercala con imágenes importantes de la historia política de Chile. La eyaculación en primer plano sobre la foto del líder socialista chileno refuerza el artificio del porno y pone en evidencia su efecto ideológico.
El segundo artista que me parece interesante mencionar es el mexicano Felipe Osornio – Leche de Virgen Trimegisto. Una de las cuestiones más potentes en su trabajo como artista performer es la presentación del ano como una zona deseable y como paradigma de la desterritorialización del placer. Si el porno nos muestra que la sexualidad se encuentra focalizada en nuestros genitales, el trabajo performance y audiovisual de Leche de Virgen Trimegisto nos convoca para erradicar esa verdad construida y mostrar otras partes del cuerpo posibles de ser zonas erógenas. Otro de los aspectos que es interesante de la propuesta posporno de este artista es su erotización del cuerpo a través de lo abyecto, lo escatológico y de una estética marcadamente barroca que lo alejan del canon corporal marcado por la pornografía, tal como puede verse en su trabajo de videoperformance Stupra Purgata (2011).
Por otro lado, el valioso aporte que algunas producciones posporno latinoamericanas están haciendo en pos de la legalización del aborto y la denuncia a la violencia de género abren la posibilidad de considerar a la pospornografía como canal de comunicación y reflexión acerca de las reivindicaciones actuales de los feminismos en la región. En este sentido, vale mencionar el trabajo de la artista colombiana Nadia Granados quien, a través de su personaje La Fulminante, desarrolla un arte altamente político y panfletario que quiere ir más allá de lo simplemente estético y lo pornográfico. La Fulminante es una mujer sexualmente provocativa, sacada de las fantasías eróticas construidas por la pornografía. Usa la sensualidad de su cuerpo y la provocación de sus gestos para la divulgación de ideas libertarias contra la Iglesia, el Estado, la corrupción, el poder político y, fundamentalmente, contra el patriarcado. Su trabajo es una clara apropiación pospornográfica a partir de usar los recursos y los clichés de la pornografía y de la sensualidad femenina para dar un mensaje totalmente crítico. Si la pornografía muestra a la mujer como objeto sexual, La Fulminante toma ese rol que se ha impuesto sobre ella y lo usa para denunciar el sistema al que se opone. Además del intenso trabajo como artista performer, La Fulminante cuenta con una plataforma web donde pueden verse sus producciones audiovisuales. Sólo por mencionar dos en las que se denuncia la penalización del aborto, valen mencionar el video Maternidad Obligatoria (2011), en el que ella hace un monólogo frente a cámara acerca de la despenalización del aborto en Latinoamérica, la pobreza y la obligatoriedad de mantener embarazos accidentales o no deseados, mientras chupa sugestivamente un preservativo lleno de semen; y el video Mujeres Reventando Cadenas (2011) en el cual se va quitando pequeños muñequitos-bebe de sus medias y metiéndolos en un condón. Luego, infla el preservativo con su boca y lo hace estallar en mil pedazos.
Otros de los artistas latinoamericanos o radicados en América Latina que han colaborado en la expansión de la pospornografía en nuestra región son Frau Diamanda (Perú), Yla Ronson (España-Argentina), Hija de Perra (Chile), Eli Neira (Chile), Constanza Álvarez Castillo (Chile), Aily Habibi (Colombia-Argentina), Colectivo COIOTE (Brasil), entre muchos artistas emergentes del campo del arte contemporáneo o el activismo de la disidencia sexual. Aunque aquí no fueron debidamente presentados, recomiendo fervientemente acercarse a sus trabajos y seguir navegando en la vasta producción pospornográfica que se viene desarrollando en nuestra región y que invito a conocer en su totalidad.

Desde el culo del mundo, seguimos pensando

La pospornografía producida desde nuestro continente no sólo tiene la potencia de dar visibilidad a los deseos de los sujetos sexuales siempre marginados por la cultura profundamente machista y patriarcal de nuestros países, sino que también tiene la potencialidad de ser un discurso de denuncia y crítica contra las múltiples opresiones –clase, raza y género– que operan sobre estos sujetos. El posporno puede actuar como discurso crítico no sólo de régimen heterosexual obligatorio, tal como lo expresa Monique Wittig, sino también como cuestionamiento de nuestro orden social en todas sus dimensiones, especialmente aquella que atañe a las relaciones de dominación entre los países del centro y la periferia. ¿Será posible esto? ¿Cómo evitar ser una sucursal de aquello que se produjo – allá tiempo atrás- en el territorio europeo? El interrogante está abierto pero si intuimos esto: un posporno latinoamericano que pueda cuestionar esta paradoja que se establece entre el centro y la periferia en materia de producción simbólica y que pueda dar a conocer sus propias reivindicaciones en materia de género y sexualidad, será una verdadera experiencia subversiva y emancipadora.

Este texto es un fragmento del libro USINA POSPORNO. Disidencia sexual, arte y autogestión en la pospornografia publicado en 2014 (Ed. Título) en Argentina.
Para acceder al libro completo en español, ingresar a: https://es.scribd.com/document/257788678/Laura-Milano-Usina-posporno

LAURA MILANO. Investigadora, docente, comunicadora. Doctoranda en Ciencias Sociales (FSOC-UBA). Licenciada y Profesora en Ciencias de la Comunicación (FSOC-UBA). Ha publicado el libro USINA POSPORNO: disidencia sexual, arte y autogestión en la pospornografía (Título, 2014) y numerosos artículos en compilaciones y revistas especializadas. Colaboradora en medios gráficos y digitales de Argentina para temas vinculados a géneros, feminismos, sexualidades, cultura alternativa. Dicta seminarios y workshops sobre los cruces entre el arte, el activismo y las sexualidades. Produce eventos culturales dedicados al porno y al feminismo en la Ciudad de Buenos Aires.

PT
Powered by TranslatePress